clear

Os bispos visigodos e a guerra: entre o episcopado e senhorio

O século VII é tratado pela historiografia como o período de consolidação da Igreja no reino visigodo. Momento em que bispos como Isidoro de Sevilha, Bráulio de Saragoça e Hidelfonso e Julian de Toledo ajudam a consolidar a Igreja local.
No entanto, os bispos no século VII estavam distantes de uma roupagem que parecesse centralmente eclesiástica, membros das aristocracias locais, na prática, disputam poderes e não abrem mão de suas prerrogativas militares, participando de levantes, defesa das cidades e das guerras pelo poder no espaço da Península Ibérica.
Este artigo tem por objetivo observar como os bispos visigóticos, sobre o papel das prerrogativas militares que misturam as posições entre membros do episcopado e magnatas hispanogodos, marcando uma posição específica de autoridade. Observaremos três diferentes frentes, a formação que valoriza o papel do físico, e o posicionamento como autoridades de Isidoro de Sevilha e Bráulio de Saragoça

Citação completa

RAINHA, Rodrigo. Os bispos visigodos e a guerra: entre o episcopado e senhorio. Revista Brasileira de História Militar, v. 5, n. 13, p. 28-44, abr. 2014.