clear

¡Ya Campeador en buen ora çinxiestes la espada!: Um estudo acerca das masculinidades em Castela no século XIII através do Poema de Mio Cid

Neste artigo analisaremos a construção das masculinidades de alguns personagens por nós selecionados no Poema de Mio Cid à luz dos estudos de gênero. Cabe salientar que este estudo busca especificidades dentro da referida região e nossas conclusões aqui apresentadas baseiam-se na comparação de personagens literários criados por um autor que viveu no âmbito do reino de Castela no século XIII. Além disso, defendemos a premissa de que a construção tipológica de seus personagens estava em consonância com sua vivência cotidiana e com o que ele defendia ser certo ou errado naquele momento. O clérigo-poeta, em seu discurso, resgata um personagem histórico de Castela e isso se deu por via literária: o autor reconstrói o Cid que viveu no século XI, utilizando-se de adjetivações e substantivações que, como veremos em nossa análise, oferecia a sociedade do momento um padrão ideal de masculinidade a ser seguida.

Citação completa

ALVARO, Bruno Gonçalves. ¡Ya Campeador en buen ora çinxiestes la espada!: Um estudo acerca das masculinidades em Castela no século XIII através do Poema de Mio Cid. Territórios e Fronteiras, Online, v. 3, n. 1, p. 1, 2010.