clear

Uma peregrinação-diplomática rumo ao reino do Preste João: o infante português no Libro del Infante D. Pedro de Portugal

O infante D. Pedro realizou uma viagem pela Cristandade (1425-1428), mas poucos e dispersos foram os vestígios deixados. No entanto, o Libro del Infante D. Pedro de Portugal, narrativa que mistura a viagem real com os mitos orientais – o Preste João das Índias, o reino das Amazonas, entre outros –, teve grande repercussão entre o século XVI e XIX, contribuindo para a formação da imagem do Infante como viajante das ―Sete Partidas‖. Nesta intrigante obra, temos algumas representações de D. Pedro: peregrino e cavaleiro andante, sendo a primeira a mais marcante. Como nobre, acreditamos que o Infante representa uma função específica dos grandes nobres do século XIV e XV, a diplomacia. No desenvolvimento da narrativa, D. Pedro apresenta um objetivo muito especial para sua viagem: a busca pelo reino de Preste João; e ao alcançar seu objetivo, entrega uma correspondência do rei de Castela e traz consigo uma carta do Preste dirigida aos reis ocidentais. Assim, eis as questões deste artigo, analisar a representação do Infante como peregrino-embaixador rumo ao reino do Preste João.

Citação completa

LIMA, Douglas Mota Xavier de. Uma peregrinação-diplomática rumo ao reino do Preste João: o infante português no Libro del Infante D. Pedro de Portugal. Plêthos, [S.l.], v. 1, p. 5-20, 2011.