clear

Uma abordagem weberiana do III Concílio de Toledo (589)

Este artigo visa ampliar o espaço das discussões teóricas no estudo da Primeira Idade Média. Nosso objetivo é compreender as relações de poder nos meios religiosos na Península Ibérica na segunda metade do século VI, tendo como referência a sociologia da religião proposta por Max Weber.
O conhecimento teórico só tem importância mensurável em sua aplicação prática, circunstância em que observamos sua pertinência. Assim, para este artigo fazemos um exercício de experimentação. Primeiro, estabelecemos um panorama sobre a teoria weberiana, relacionando à nossa pesquisa. Na sequência, buscaremos a aplicação do modelo teórico de Weber à leitura das atas do III Concílio de Toledo, evento considerado um marco religioso no reino visigodo.

Citação completa

RAINHA, Rodrigo. Uma abordagem weberiana do III Concílio de Toledo (589). In: SILVA, Leila Rodrigues da; RAINHA, Rodrigo; SILVA, Paulo Duarte (orgs.). Organização do episcopado Ocidental: discursos, estratégias e normatização. Rio de Janeiro: PEM-UFRJ, 2011, p. 41-56.