clear

Transformação e tradição: a influencia do pensamento político e ideológico do mundo romano clássico na Antiguidade Tardia

A Antiguidade Tardia (séculos III/VIII) é reconhecida como uma época de transformações políticas e ideológicas com respeito ao precedente período clássico greco-latino. Não obstante, simultaneamente a estas novas perspectivas, a manutenção de vínculos com a tradição clássica revela-nos a importância e a força do pensamento político e ideológico do passado republicano e imperial romano como elemento legitimador das novas realidades políticas representadas, na Antiguidade Tardia, pelas monarquias romano-bárbaras. Tais tradições culturais e políticas, transformadas, são analisadas no presente artigo através do pensamento político e ideológico de três autores: Marco Túlio Cícero, Aelius Lampridius e Isidoro de Sevilha.

Citação completa

FRIGHETTO, Renan. Transformação e tradição: a influencia do pensamento político e ideológico do mundo romano clássico na Antiguidade Tardia. Diálogos, Maringá, v. 12, n. 2/3, p. 19-42, 2010.