Com ênfase nos escritos epistolares pessoais e oficiais, este trabalho procura examinar como um teólogo do século XV, o proeminente chanceler da Universidade de Paris, Jean Gerson (1363-1429), refletiu sobre a situação desta universidade com a finalidade de apontar seus descaminhos e redefinir ou reafirmar o seu papel no Ocidente cristão. A partir de cartas endereçadas a autoridades, a colegas teólogos e a amigos ligados a tal ambiente, este artigo explora os principais apontamentos acerca das barreiras de ordem institucional e política, das fragilidades do saber ali produzido e, sobretudo, acerca das condutas de professores e estudantes que, segundo o chanceler, impediam que a Universidade exercesse plenamente sua função em benefício da comunidade cristã. São esmiuçados, em suma, os desabafos de um doutor em teologia sobre os comportamentos dignos de reprimenda no que concerne à relação dos seus coetâneos com o saber e as suas expectativas sobre a universidade do seu tempo.

FRANÇA, Susani Silveira Lemos; ALMEIDA, Letícia Gonçalves Alfeu de. Queixas de um célebre teólogo sobre a universidade quatrocentista: as críticas de Jean Gerson sobre os mestres e alunos do seu tempo. Acta Scientiarum. Education, [S.l.], v. 41, n. 1, págs. 1-13, 22 out. 2019.