clear

Pour un autre moyen age au Brésil: a perspectiva decolonial na busca de uma episteme para a compreensão dos medievalismos brasileiros

Este artigo propõe uma aproximação entre os estudos de medievalismo e os estudos decoloniais. No âmbito das pesquisas dos medievalismos brasileiros, sugere-se que os estudos de medievalismo (oriundos da tradição anglófona) sejam adaptados com um paradigma epistemológico originariamente brasileiro. O artigo baseia-se na perspectiva decolonial presente em outras áreas e, em seguida, exemplifica como o estudo dos medievalismos brasileiros podem se beneficiar de duas posturas epistemológicas decoloniais: o empirismo radical e o perspectivismo. Conclui-se que a conhecida influência da historiografia francesa entre os medievalistas brasileiros não é suficiente para a compreensão dos medievalismos brasileiros contemporâneos, além disso, esta reforça a lógica da colonialidade em nossos trabalhos, ao passo que a perspectiva decolonial evita a dependência de uma narrativa euro-referenciada e promove um entendimento mais condizente com a realidade brasileira.  

Citação completa

BERRIEL, Marcelo Santiago. Pour un autre moyen age au Brésil: a perspectiva decolonial na busca de uma episteme para a compreensão dos medievalismos brasileiros. Antíteses, Londrina, v. 13, n. 26, p. 068-096, jul-dez. 2020.