clear

Política: entre a teoria e a práxis no século XII. O De sacramentis de Hugo de S. Victor e a Historia de duabus civitatibus de Otto de Freising

Os pesquisadores das ideias políticas na Idade Média têm de continuamente lidar com o problema da escassez de materiais de análise, especialmente para a o período que se estende até o século XIII. Soma-se a essa escassez o fato das ideias políticas no período medieval estarem inseridas em materiais de gênero distinto dos posteriores tratados de teoria política (Ullmann, 1970). O presente artigo pretende contornar tal problema ao abordar o pensamento político medieval a partir da Vorstellungsgeschichte. Para isso são analisados textos de Otto de Freising e Hugo de S. Victor. Seguindo a proposta, a investigação centra-se nas concepções de política e nos ideais a ela relacionados presentes nas obras analisadas. Leva-se também em consideração o contexto em que as obras são elaboradas e tenta-se reabilitar a reflexão política no âmbito da Renaissance do século XII. Finalmente apontam-se as diferenças e semelhanças entre as posições de Hugo e Otto.

Citação completa

GRZYBOWSKI, Lukas. Política: entre a teoria e a práxis no século XII. O De sacramentis de Hugo de S. Victor e a Historia de duabus civitatibus de Otto de Freising. Roda da Fortuna: Revista Eletrônica sobre Antiguidade e Medievo, v. 3, n. 2, p. 124-147, 2014.