Neste texto será abordada a relação entre a universidade e a cidade de Colônia, especialmente através do Conselho, órgão máximo da administração municipal, entre o fim da Idade Média e começo da Idade Moderna. Além de expor alguns dos aspectos importantes para a compreensão desta relação – em sua forma institucional – serão problematizados aspectos como a existência – ou não – de uma elite acadêmica no meio político e a questão de até que ponto uma formação acadêmica fazia diferença para a carreira dentro do Conselho ou em outros órgãos administrativos e jurídicos da cidade.

ALMEIDA, Cybele. Poder e sociedade: as relações entre a universidade e o Conselho da cidade de Colônia em fins da Idade Média e começo da Idade Moderna. Notandum, Porto; São Paulo, v. 18, p. 7-24, 2008.