clear

Ontem e hoje, o porta estandarte: reflexões sobre os usos do passado medieval, a estética bolsonarista e os discursos recentes da direita brasileira

Os usos do passado medieval para dar legitimidade a políticos e suas ideologias tornaram-se frequentes na atualidade. Potencializada pelo recente advento das redes sociais, tal prática possui raízes mais profundas e estas atravessam o século XX. Analisar essa questão em diálogo com conceitos como medievalismo banal  e como ênfase nas variadas narrativas criadas por membros e simpatizantes do atual governo brasileiro é uma das propostas deste artigo que também propõe reflexões acerca do papel do historiador diante deste contexto de manipulação do passado e também diante de seus novos públicos dentro e, sobretudo, fora dos ambientes acadêmicos.

Citação completa

LANZIERI JÚNIOR, Carlile. Ontem e hoje, o porta estandarte: reflexões sobre os usos do passado medieval, a estética bolsonarista e os discursos recentes da direita brasileira. Roda da Fortuna, v. 8, n. 2, p. 189-209, 2019.