Pretendemos discutir a constituição do convento dominicano em Paris e suas relações com a Universidade. Perceberemos que a casa de frades se organiza desde muito cedo como uma escola, que entrará em conflito com a comunidade universitária, ao tentar fortalecer sua identidade institucional como ordem de estudantes.

FORTES, Carolina Coelho. O Convento Saint Jacques e suas relações com a Universidade de Paris: considerações sobre a construção da identidade dominicana na primeira metade do século XIII. Notandum, CEMOrOC-Feusp / IJI-Universidade do Porto, ano XVI, n. 32, p. 51-66, 2013.