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O Além e os marginalizados: apontamentos sobre sua relação nas hagiografias castelhanas do século XIII

Neste artigo, faremos algumas considerações sobre como o Além e os marginalizados se articulam em duas hagiografias compostas na segunda metade do século XIII, conhecidas como Milagros de Nuestra Señora (Mil) e Liber Mariae (LM). Ambas foram escritas no reino de Castela, respectivamente por Gonzalo de Berceo e Juan Gil de Zamora, eclesiásticos com educação universitária. Tais autores, entretanto, tinham pertencimentos e vinculações distintas: enquanto o último foi um franciscano que manteve relações com a realeza, o primeiro foi um sacerdote com fortes vinculações com a vida monástica. Nos seus escritos, o apelo moral e didático direcionado aos fiéis é marcante. Assim, por meio de uma perspectiva comparativa e considerando o contexto histórico do período, analisaremos as representações dos marginalizados presentes nas hagiografias selecionadas, fazendo alguns apontamentos sobre o paralelo entre sua situação social e seu destino no pós-morte. Para um melhor entendimento da questão, recorremos também às associações que são feitas nos textos entre os marginalizados e as personagens da Virgem e do Diabo, porque acreditamos são justamente elas que exemplificam os modelos de inclusão ou exclusão social nessas narrativas.

Citação completa

SILVA, Andréia Cristina; SILVA, Thalles Braga. O Além e os marginalizados: apontamentos sobre sua relação nas hagiografias castelhanas do século XIII. Mirabilia: Revista Eletrônica de Antiguidade e Idade Média, Vitória, v. 12, p. 138-159, jan./jun. 2011.