O artigo trata a profecia joaquimita dos três grandes homens na sua recepção e adaptação pelos franciscanos medievais. Entende-se que essa profecia provém de Joaquim de Fiore, porém, a primeira aplicação à figura de Francisco de Assis, como o anjo que traz o selo de Deus vivo, se deve ao franciscano espiritual Geraldo de Borgo, condenado como herético em1255. A prova de que Francisco cumpre com a profecia joaquimita decorre do fato de que eleassinava e selava suas cartas com a letra tau (τ), símbolo até hoje ostentado no hábito franciscano, como também de haver recebido em sua própria carne os estigmas de Cristo. Boaventura, por sua vez, de forma não tão declarada, assume essa interpretação profética que não vem da leitura direta das obras de Joaquim de Fiore, como muitos afirmam, mas da versão dos franciscanos espirituais, em especial de Geraldo de Borgo.
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ROSSATTO, Noeli Dutra. Joaquim de Fiore e o franciscanismo medieval. Thaumazein, Santa Maria, v. 11, p. 119-139, 2013.
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