clear

Insurreições urbanas e ritos públicos em fins do século XIV: as relações políticas e simbólicas nas cerimônias de punição às cidades na França Medieval

Enfatizaremos neste texto a discussão de algumas narrativas sobre as insurreições nas cidades de Paris e de Rouen entre 1381 e 1383, tomando como eixo principal de análise a forma como determinados ritos são apresentados nos escritos do Religioso de Saint-Denis e no texto intitulado Parte Inédita das Crônicas de Saint-Denis. O ponto de convergência entre poder real, elites urbanas e a heterogênea população estava ligado ao esforço de formalização simbólica no âmbito do cerimonial judiciário, fundamental para a conciliação que se seguia a punição às insurreições. No cerimonial judiciário, o poder dominante busca alcançar seus objetivos mediante a produção de imagens e pela manipulação de símbolos dentro de um quadro específico de interação. Logo, o esforço de sacralização da monarquia pode ser identificado no papel atribuído ao poder real em punir e agraciar de forma análoga ao supremo juiz.

Citação completa

FERNANDES, Fabiano. Insurreições urbanas e ritos públicos em fins do século XIV: as relações políticas e simbólicas nas cerimônias de punição às cidades na França Medieval. Anos 90, Porto Alegre, v. 21, n. 40, p. 333-361, dez. 2014.