A partir do desenvolvimento urbano e da consolidação das universidades, no século XIII, verifica-se a produção de uma literatura culta com vistas ao diálogo acadêmico e, sobretudo, sob a forma de um projeto educacional para a sociedade cristã. Nesse contexto, assumiram papel de destaque as Ordens Mendicantes, responsáveis pela evangelização. Entre os Franciscanos, fundamentais para o estabelecimento de um amplo conjunto de recursos pedagógicos junto às massas iletradas (mas também por sua atuação no interior da Universidade), assume destaque Boaventura de Bagnoregio, que dará origem a uma importante tradição pedagógica cristocêntrica. Essa “antropologia cristológica”, herdada da Patrística, será uma das principais fontes de inspiração do modelo social de Ubertino de Casale, no século XIV.

MAGALHÃES, Ana Paula. Fundamentos para a educação na ordem franciscana: o projeto de Societas Christiana de Ubertino de Casale. Acta Scientiarum: Education, Maringá, v. 32, n. 2, p. 163-174, jul./dez. 2010.