A formação intelectual do homem é, sem dúvida, essencial para o seu íntegro desenvolvimento pessoal e social. Tal formação exige igualmente a formação moral. Sem esta última, a formação intelectual não é coroada. Só se encontra o
verdadeiro sentido de uma educação intelectual se estiver plenamente comprometida e vinculada com os princípios sólidos de uma reta moralidade que justifique tal desenvolvimento pessoal e social. Educar é antes de tudo formar a inteligência para a verdade e a vontade para o bem, enquanto permite à liberdade sua livre escolha pautada na verdade e no bem, fins salutares à íntegra formação da pessoa humana. Nossa intenção neste artigo é apresentar brevemente a doutrina da educação em São Tomás de Aquino e suas principais questões na arquitetura de suas exposições e análises filosófico-teológicas.

FAITANIN, Paulo Sergio. Educar: a arte de formar o intelecto na verdade, a vontade no bem e a escolha na liberdade, segundo São Tomás de Aquino. Aquinate, Niterói, v. 5, p. 196-220, 2007.