Cultura, memória e poder: história e historiografia

Fruto da importante colaboração acadêmica entre as Pós-Graduações em História da Universidade Federal de Sergipe e da Universidade Federal de Pernambuco, esta coletânea reúne diversas investigações históricas sobre cultura, memória e poder. Dividida em três partes, a obra apresenta uma ampla variedade de abordagens que abarcam tanto alguns domínios de estudo mais tradicionais – política, economia – como objetos de reflexão mais recentes – gêneros, patrimônio. Na primeira parte do livro, os trabalhos discutem questões que evidenciam a historiografia como produtora e legitimadora de tradições, destacando as relações entre fazer historiográfico, memória e poder. Na segunda, os pesquisadores exploram intercâmbios historiográficos em História Regional e abordam a história social e econômica do Brasil entre os séculos XVIII e XX. Já a terceira e última parte apresenta um panorama da historiografia contemporânea, por meio de um diálogo interdisciplinar sobre cultura, identidade e patrimônio. O conjunto dos textos e dos problemas levantados cumpre o importante papel de ampliar as perspectivas de reflexão do trabalho historiográfico, apontando novos territórios de pesquisa a serem explorados.

SÁ, Antônio Fernando de Araújo; ALVARO, Bruno Gonçalves. (Org.). Cultura, memória e poder : história e historiografia. 1ª ed. Recife: UFPE, 2016.