As escolas e o ressurgir da Filosofia no Renascimento Carolíngio

Com o fim do Império Romano, a estrutura educacional foi abalada. A religião cristã foi capaz de preservar a tradição da antiguidade. Pouco a pouco uma nova civilização vai surgindo, erguendo-se a partir de três bases: a cultura romana subsistente, o impacto dos bárbaros e a religião cristã. No reino dos francos, Carlos Magno faz renascer a cultura, através de sua aliança com a Igreja. Surgem novas escolas e há uma retomada das artes liberais; a dialética, particularmente, será a base para a retomada dos debates filosóficos, mesmo inseridos em polêmicas teológicas, tais como a discussão em torno da predestinação divina que colocou em lados opostos Godescalco e Scoto Eriúgena.

VASCONCELLOS, Manoel Luís Cardoso. As escolas e o ressurgir da Filosofia no Renascimento Carolíngio. FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, v. 10, p. 249-263, 2018.