A Vida de Santo Domingo de Silos: um poema-hagiográfico

Neste texto, trabalharemos parte de alguns questionamentos e análises que temos desenvolvido em nossa pesquisa de mestrado no Programa de Pós-graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a orientação da Profª. Drª. Andréia C. L. Frazão da Silva. Nosso intuito específico no mestrado é, via utilização do Método Comparativo em História e na perspectiva de Gênero, estudar a construção da masculinidade dos personagens principais das seguintes obras medievais: a Vida de Santo Domingo de Silos , que conta a vida e trajetória de Domingo de Silos, até este ser elevado a condição de santo e, o Poema ( ou Cantar de Mio Cid , texto que rememora narrativamente os feitos heróicos de Rodrigo Díaz de Vivar, cavaleiro castelhano erigido como herói na posterior Reconquista.

ALVARO, Bruno Gonçalves. A Vida de Santo Domingo de Silos: um poema-hagiográfico. Revista Garrafa, [S.l.], v. 5, n. 15, p. 01-10, 2007.