Esta pesquisa visa o estudo comparativo entre as realezas merovíngia e visigoda entre os séculos VI e VII e o modo como estas autoridades ligaram à finalidade governamental valores cristãos. Para tanto, fazemos uso de cânones conciliares e editos reais, assim como de textos narrativos. A intenção é verificar de que maneira a realeza, em colaboração com o episcopado, pretendeu organizar a sociedade de acordo com as prerrogativas morais cristãs por meio de uma prática normativa a partir de uma documentação de origem diversa.

RIBEIRO DA SILVA, Thiago. A Realeza Cristã na Gália Merovíngia e na Hispânia Visigoda: um estudo comparativo (561-633). 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, 2011.