A presente dissertação trata do pensamento político medieval surgido em meados do século XII no Império Romano, através da pena de Otto de Freising. Este foi bispo na diocese bávara e monge e abade cisterciense em Morimond, na atual França. Ativamente envolvido nos ideais propostos por sua ordem monástica e influenciado pelo ambiente escolar de S. Victor, onde se deu sua formação superior, Otto busca em sua Gesta Friderici I. imperatoris refletir sobre os caminhos políticos percorridos pelo Império de seu tempo. A obra, de caráter historiográfico, aborda os fatos mais recentes da trajetória do poder imperial, se estendendo do reinado de Henrique IV até Frederico I, Barbarossa. Este último, comitente da obra, é sobrinho do historiador, que formula sua narrativa em torno da esperança que deposita em seu sobrinho enquanto agente de profundas mudanças no cenário político imperial, indivíduo capaz não somente de recuperar a glória imperial romana, mas também de ultrapassá-la, elevando-a a um novo patamar. De acordo com o bispo estas mudanças giram em torno principalmente do tema da unidade que o imperador deve restabelecer no Ocidente Medieval. A unidade a que o bispo se refere não se detém, contudo, nos limites territoriais do Império, mas se estende sobre a Christianitas, interpretada quasi como um corpo místico, que conecta cada membro da cristandade ocidental. Esta unidade alcançada através de dois elementos fundamentais na obra do bispo. Por um lado a guerra, que a despeito de seu tradicional caráter de cisão, na Gesta assume o caráter unificador quando entendida como guerra justa, aquela promovida com o intuito de destruir a dissensão, o cisma e a heresia no seio da cristandade. Por outro lado o conselho da sociedade política, que atua como um estandarte da busca pelo bem comum pelo governo imperial, em detrimento a uma postura mesquinha do imperador que busca favorecer somente os seus íntimos. Tal proposta de unidade, bastante arrojada, traz consigo a necessidade do estabelecimento de uma conduta imperial ideal, identificada com a postura do homem virtuoso. A virtude na Gesta assume o papel de meio através do qual o imperador pode realizar o ideal proposto pelo bispo, figurando como ‘termômetro’ dos sucessos e fracassos dos personagens sobre os quais se detém a narrativa histórica. O sucesso de Frederico I na ação política orientada pelos preceitos de Otto de Freising fazem o historiador apontar para a formação de um Imperium Christianum, recriado segundo expectativas místicas e escatológicas.

GRZYBOWSKI, Lukas. A proposta de um império ideal: o pensamento político na Gesta Friderici I. Imperatoris de Otto de Freising. 2009. Dissertação (Mestrado em História) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.