Neste artigo, tencionamos adentrar um pouco mais no debate acerca do affaire Bernardo de Claraval e Pedro Abelardo. Todavia, tomaremos uma via analítica um pouco diferente. Através das palavras escritas pelo abade Guiberto de Nogent sobre o mestre Anselmo de Laon, buscaremos compreender o significado histórico da palavra “silêncio” entre os monges medievais. Silêncio que era hábito e orientação espiritual nos mosteiros dos séculos X-XII. E foi justamente o silêncio de Anselmo de Laon que provocou as críticas de Abelardo.

LANZIERI JÚNIOR, Carlile. A ordem nas escolas do silêncio: Anselmo de Laon (c.1050-1117) descrito pela pena monástica de Guiberto de Nogent (c.1055-c.1125). Roda da Fortuna, v. 1, n. 1, p. 183-200, 2012.