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A memória em trânsito: uma leitura da Via Sacra enquanto construção coletiva

Tendo por guia a obra de Maurice Halbwachs “La topographie légendaire des évangiles en Terre Sainte”, pretendo discutir a constituição dos lugares-memória do cristianismo, dando destaque à Via Sacra. Revisitando estes lugares o passado se reatualiza na memória coletiva, fortalecendo a religião cristã. A tradição presente nestes espaços fundantes é a base do cenário histórico-religioso, que foi e é constantemente revivido emdiversas regiões. A via-crucisé exemplo claro desta rememoração intensa, estando presente também no imaginário religioso e artístico brasileiro. As representações artísticas da Via Sacra contribuem para o fortalecimento do patrimônio simbólico, e são elementos fundamentais na reinvenção de uma toponímia sagrada. O objetivo deste artigo é apresentar alguns elementos desta tradição em consonância com o conceito de memória coletiva. Na tradição cristã lugares, imagens e objetos serviram como elementos de “reevocação” de um passado memorável, que se desejava perpetuar

Citação completa

NASCIMENTO, Renata Cristina de Sousa. A memória em trânsito: uma leitura da Via Sacra enquanto construção coletiva. Sæculum – Revista de História, João Pessoa, v. 24, n. 41, p. 24-34, 15 dez. 2019.