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A Avaliação Diagnóstica no Ensino de Temporalidades Recuadas: um estudo de caso na Educação Básica de Uberaba-MG

Por que ainda somos questionados sobre a razão de nos dedicarmos à pesquisa e ao ensino da Idade Média no Brasil? Perguntar-se sobre o sentido de nossa atuação profissional e o lugar dela num ambiente marcado por embates políticos pelo ensino de História tem sido constante. Muitos especialistas em ensino de História defenderam recentemente a extinção dos conteúdos históricos relativos ao ensino da Idade Média na Educação Básica brasileira, justificando já haver saber eficiente sobre esses conteúdos. Diante desse cenário de dados, a fim de melhor contextualiza-los e coloca-los em confronto com a realidade escolar que conhecemos, propusemos uma pesquisa diagnóstica sobre a aprendizagem da Idade Média nas escolas públicas de Ensino Fundamental e Ensino Médio da cidade de Uberaba/MG, sob a orientação da Profa. Cláudia Bovo e com o fomento da FAPEMIG. Os resultados alcançados foram esclarecedores e demonstraram a necessidade de se pensar o lugar da cultura histórica e da história pública na formação histórica dos nossos jovens.

Citação completa

BOVO, Cláudia Regina; VIEIRA, Lucas Martins. A Avaliação Diagnóstica no Ensino de Temporalidades Recuadas: um estudo de caso na Educação Básica de Uberaba-MG. Revista Outras Fronteiras, Cuiabá-MT, vol. 5, n. 2, p. 133-142, jul./dez. 2018.