A África antes da Era Moderna

O sexto episódio do Estudos Medievais recebe o professor José Rivair Macedo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em uma entrevista sobre a África no período anterior à Era Moderna. José Rivair aborda os desafios de periodização da história africana e a grande diversidade das sociedades do continente. Através de exemplos dos grupos suaíli, das sociedades de Axum, do Grande Zimbábue, do Mali e do Império Songai, entre outros, ele fala dos ritos, das circulações, das trocas comerciais e da adaptação dos monoteísmos no seio das comunidades africanas. Ao fim da entrevista, o nosso convidado trata do ensino e da pesquisa em História da África hoje no Brasil.

Isabela Alves
Prof. José Rivair Macedo

Membros da equipe

Eric Cyon (editor)
Gabriel Cordeiro (ilustrador)
Isabela Alves
José Fonseca
Marina Sanchez
Sara Oderdenge

Referências bibliográficas

COSTA E SILVA, Alberto da. A enxada e a lança: a África antes dos portugueses. 5ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

CUOQ, Joseph M. (trad). Recueil des sources arabes concernant l’Afrique occidentale du VIII au XVI siècle. Paris: CNRS, 1985.

FAUVELLE, François-Xavier. O rinoceronte de ouro: histórias da Idade Média africana. São Paulo: EDUSP, 2018.

GOMES, Michael A. African dominium: a new history of empire in early and medieval West Africa. Princeton; Oxford: Princeton University Press, 2018.

INSOLL, The archaeology of islam in subsaharan Africa. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

LOPES, Nei; MACEDO, José Rivair. Dicionário de História da África: séculos VII-XVI. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2017.

MACEDO, José Rivair. História da África. São Paulo: Contexto, 2013.