O sexto episódio do Estudos Medievais recebe o professor José Rivair Macedo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em uma entrevista sobre a África no período anterior à Era Moderna. José Rivair aborda os desafios de periodização da história africana e a grande diversidade das sociedades do continente. Através de exemplos dos grupos suaíli, das sociedades de Axum, do Grande Zimbábue, do Mali e do Império Songai, entre outros, ele fala dos ritos, das circulações, das trocas comerciais e da adaptação dos monoteísmos no seio das comunidades africanas. Ao fim da entrevista, o nosso convidado trata do ensino e da pesquisa em História da África hoje no Brasil.
Isabela Alves
Prof. José Rivair Macedo
Eric Cyon (editor)
Gabriel Cordeiro (ilustrador)
Isabela Alves
José Fonseca
Marina Sanchez
Sara Oderdenge
COSTA E SILVA, Alberto da. A enxada e a lança: a África antes dos portugueses. 5ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.
CUOQ, Joseph M. (trad). Recueil des sources arabes concernant l’Afrique occidentale du VIII au XVI siècle. Paris: CNRS, 1985.
FAUVELLE, François-Xavier. O rinoceronte de ouro: histórias da Idade Média africana. São Paulo: EDUSP, 2018.
GOMES, Michael A. African dominium: a new history of empire in early and medieval West Africa. Princeton; Oxford: Princeton University Press, 2018.
INSOLL, The archaeology of islam in subsaharan Africa. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
LOPES, Nei; MACEDO, José Rivair. Dicionário de História da África: séculos VII-XVI. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2017.
MACEDO, José Rivair. História da África. São Paulo: Contexto, 2013.