clear

A administração do Infante D. Henrique na Ordem de Cristo e os inícios da expansão marítima portuguesa no século XV (1420-1460)

Fundada em 1319 a partir da extinta Ordem dos Templários e sob a influência diplomática do rei português D. Dinis junto a Sé Romana, a Ordem de Cristo desde seus inícios foi parte importante das relações de poder e dos planos da monarquia lusitana. A ascensão da dinastia de Avis em 1383 veio a reafirmar essa importância, pois, a partir de D. João I, as relações entre a Ordem e a casa real portuguesa se tornaram cada vez mais estreitas e a sua participação na expansão marítima lusitana dos séculos XV e XVI cada vez mais significativa e determinante. Considerando o estreitamento desses laços, pretendemos discutir algumas das iniciativas do governo e da administração do Infante D. Henrique, filho de D. João I, para a Ordem de Cristo.

Citação completa

SALLES, Bruno Tadeu. A administração do Infante D. Henrique na Ordem de Cristo e os inícios da expansão marítima portuguesa no século XV (1420-1460). Revista Tempo de Conquista, v. 4, p. 1-25, 2008.